REDE CECU INESPEC

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RÁDIO WEB INESPEC ANO IX 2019

domingo, 9 de dezembro de 2018

Espaço virtual das aulas de 10 a 20 de dezembro de 2018.

https://rd2422185ead.blogspot.com/
Espaço virtual das aulas de 10 a 20 de  dezembro de 2018.


PLANEJAMENTO DE AULAS
PERÍODO DE DEZ DE DEZEMBRO A 20 DE DEZEMBRO DE 2018
CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E COMPLEMENTAR
DISCIPLINA 1/12 DO CURSO DE FORMAÇÃO DE JORNALISTA SEM DIPLOMA
CURSO TÉCNICO EM JORNALISMO
DISCIPLINA
SUPORTE/COMUNICAÇÃO


DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA.
CÓDIGO - IEPJ2018. 3.368.101CECU2019.
CARGA HORÁRIA: 120 HORAS. CARGA CRÉDITOS: 08. SISTEMA – USA.
INICIO OFICIAL DA DISCIPLINA: 10.12.2018.
PRAZO FINAL PARA CONCLUSÃO DA DISCIPLINA: 10.12.209.
SOLICITAÇÃO DE PROVAS: ZAP 55.21.
EDUCAÇÃO CONTINUADA (...)
EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR (...).

CENTRO DE ENSINO E CULTURA UNIVERSITÁRIO

CURSO TÉCNICO EM JORNALISMO
EDUCAÇÃO CONTINUADA
EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR
CURSO À DISTÂNCIA

DISCIPLINA SEQÜENCIAL 001/2018

PLANO DE ENSINO


I – IDENTIFICAÇÃO

Curso:

Técnico em Jornalismo
Disciplina:
INTRODUÇÃO AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA
Turma
DEZEMBRO DE 2018 – DEZEMBRO DE 2019


Ano Letivo:
2018-2019
Semestre
SEGUNDO DE 2018 – PRIMEIRO E SEGUNDO DE 2019
Turno:
REDE EAD
Carga Horária:
120 HORAS. CARGA CRÉDITOS: 08. SISTEMA – USA
Nome do Professor:
Jornalista César Augusto Venâncio da Silva – Especialista.
Currículo:
Plataforma Lattes - A Plataforma Lattes é uma plataforma virtual criada e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pela qual integra as bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições, em um único sistema de informações, das áreas de Ciência e Tecnologia, atuando no Brasil.


II – EMENTA PARA O PERÍODO DE 10/20 DE DEZEMBRO DE 2018

SUBEMENTAS PARA O PERÍODO – Tomando ciência.

TURMA 2015, 2016, 2017, 2018 REQUERIMENTOS

https://disiciplina2422185.blogspot.com/2018/11/turma-2015-2016-2017-2018-requerimentos.html

Conhecendo o DECRETO-LEI Nº 972, DE 17 DE OUTUBRO DE 1969. Dispõe sôbre o exercício da profissão de jornalista.
EIXO TEÓRICO PRIMEIRA AULA MODULADA
PRIMEIRA AULA MODULADA
PROTOCOLO 2.426.910. AULA.
EIXO TEÓRICO PRIMEIRA  AULA MODULADA
Jornalismo: uma profissão que requer vocação.
Nesta data você inicia um Curso Interdisciplinar para alcançar o certificado final, após doze disciplinas. Então o que é que você sabe sobre Jornalismo? É preciso ser muito bom para ser jornalista. CURSO TÉCNICO EM JORNALISMO (PRT 2.426.910 Aula)..
Questionamento: Como está o mercado de trabalho para o curso de Jornalismo?  “É necessário o diploma de Jornalismo para exercer a função?” - Este é o questionamento apresentado Fernando Junior. STF derruba exigência de diploma para jornalista. Conhecendo os termos do Acórdão que excluiu do sistema jurídico a exigência do diploma universitário. (RE) 511961.
Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO : RE 511961 SP - JORNALISMO. EXIGÊNCIA DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR, REGISTRADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA. LIBERDADES DE PROFISSÃO, DE EXPRESSÃO E DE INFORMAÇÃO. CONSTITUIÇÃO DE 1988 (ART. 5º, IX E XIII, E ART. 220, CAPUT E § 1º). NÃO RECEPÇÃO DO ART. 4º, INCISO V, DO DECRETO-LEI Nº 972, DE 1969.
Ementa – Decisão - Resumo Estruturado - Referências Legislativas – Observações - A atual situação. EQUIVOCO: “PEC NÃO VAI A SANÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA”. Justificativa. A influência do Poder Executivo na PEC. Conhecendo a PEC do Jornalista.
Senado aprova em primeiro e segundo turno PEC que exige diploma a jornalista (Informação data em 30 de novembro de 2011). Liberdade de expressão. Inconstitucional. Propostas de lei no Congresso valorizam o exercício da profissão de jornalista.
Projeto de Lei do Senado n° 114, de 2014 - Ementa: Explicação da Ementa. ANEXO I - Proposta de Emenda à Constituição n° 33, de 2009 - (PEC DOS JORNALISTAS) -  Autoria: Senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) e outros.  Nº na Câmara dos Deputados: PEC 206/2012. Ementa: Explicação da Ementa: Mais detalhes acompanhem no link:
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº ,  DE 2009. JUSTIFICAÇÃO.

EIXO TEÓRICO SEGUNDA AULA MODULADA

Aulas com objetivo de fazer com que o aluno entenda o porquê da não exigência, doravante, do diploma de jornalista. Julgamento no STF do Recurso Extraordinário que acabou com a exigência do Diploma. Essas aulas farão partes das avaliações dentro do contexto da disciplina.
EIXO TEÓRICO SEGUNDA AULA MODULADA. DEZEMBRO DE 2018. VÍDEOS AULAS - Diploma de jornalista: reveja primeira parte do julgamento (1/3...).
12 de jan de 2010 - Vídeo enviado por STF - Por oito votos a um, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no dia 17 de junho de 2009, ao... Diploma de jornalista: assista ao voto do relator (2/3) - Youtube
12 de jan de 2010 - Vídeo enviado por STF - No dia 17 de junho de 2009, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, que... Diploma de jornalista: STF decide que exigência é inconstitucional (três...).
12 de jan de 2010 - Vídeo enviado por STF - Por oito votos a um, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no dia 17 de junho de 2009...

AULA 1/3
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AULA 2/3
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AULA 3/3
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III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Introduzir conhecimentos preliminares para que se compreenda o Jornalismo enquanto atividade de coleta, investigação e análise de informações visando e elevando a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícias e que afeta a sociedade em todos os níveis. Introduzir o aluno dentro das teorias dos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. Conceituar ainda, a mídia jornalística, incluindo aqui impressão, televisão, rádio, Internet e, os noticiários.

IV – METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expostas no site da disciplina; exercícios modulados; interação virtual com o docente, discente e demais membros matriculados na disciplina. Curso 100% virtual. Podendo a critério do professor e com previa combinação entre instituição, docente e alunos, ter encontros presenciais regionais de até 50% do conteúdo. Porém, a priori, o curso é virtual 100% pela internet, sistema EAD. Neste Curso a Metodologia de Ensino reúne atividades e avaliações à distância e presenciais, além da disponibilização de recursos adicionais de interação como livros-textos de Bibliotecas virtuais e videoaulas exclusivas. Através de ferramentas específicas a serem indicadas e solicitadas pelo docente, próprio do CECU-INESPEC alunos e docentes interagem entre si e constroem juntos os caminhos da capacitação profissional. Dentro da plataforma ou do próprio site o discente recebe atividades e materiais de apoio, além de acompanhar datas e informações do Calendário especifico da disciplina. O aluno será convidado para participar de fóruns e realize avaliações em salas virtuais criadas para cada disciplina do seu curso. Tire dúvidas com o Docente através do Whatsapp – DDI 55 – OPERADORA XX – DDD – 85 – TELEFONE 9. 9777.1780. O docente pode construir GRUPOS VIRTUAIS no facebook *(Facebook é uma mídia social e rede social virtual lançada em 4 de fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada da Facebook Inc. Em 4 de outubro de 2012, o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos, sendo por isso a maior rede social virtual em todo o mundo. Em 27 de junho de 2016, o Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos. O nome do serviço decorre o nome coloquial para o livro dado aos alunos no início do ano letivo por algumas administrações universitárias nos Estados Unidos para ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros. O Facebook permite que qualquer usuário que declare ter pelo menos 13 anos possa se tornar usuário registrado do site). Whatsapp **(É um aplicativo  multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. O software está disponível para Android, BlackBerry OS, iOS, Symbian, Windows Phone e Nokia. A empresa com o mesmo nome foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo e está sediada na cidade estadunidense de Santa Clara, na Califórnia). Etc. E assim aproximar os alunos que será jornalistas, ainda mais de colegas e professores.  Mesmo com tanta praticidade tecnológica, o contato pessoal ainda é fundamental por esta razão o docente pode organizar com os alunos os encontros presenciais onde equipes de orientadores acompanham e ajudam a aplicar provas e trabalhos presenciais. Porém, os encontros presenciais são facultativos. A disciplina será concentrada em quatro eixos de trabalho: 1º Eixo: Pesquisa e estudo. 2º Eixo: Discussão teórica sobre jornalismo (aulas expositivas, leituras obrigatórias prévias e debates que visam a apresentar os conteúdos da disciplina, mesclando a forma tradicional com uma perspectiva dialógica de participação dos alunos). 3º Eixo: Análise crítica dos diferentes meios de mídias (O aluno vai desenvolver uma análise crítica de um meio de mídia a ser indicado pelo professor). 4º Eixo: Produção de notícias no âmbito regional - ao longo da disciplina o aluno deve produzir coberturas políticas – reportagens, entrevista sobre assuntos de âmbito regional, incluindo elaboração de pautas, apuração, redação e edição. Avaliação - 1. Prova escrita individual sobre os conteúdos, podendo ter até 100 questões no máximo e dez no mínimo. 2. Prova de Análise crítica da cobertura do tema proposto na prova. 3. Prova de Produção de texto autoquestionável e respondido. 4. A nota mínima para a aprovação é no total de 21 pontos, MÁXIMO TRINTA, sendo: PRIMEIRA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL; SEGUNDA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL; PROVA FINAL.

V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO



VI - AVALIAÇÃO

 

VII – BIBLIOGRAFIA BÁSICA


VI.I – BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR





Assinatura do (a) Professor(a)

Coordenador (a)  do Curso






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