Espaço virtual das aulas de 10 a 20 de dezembro de 2018.
PLANEJAMENTO
DE AULAS
PERÍODO DE
DEZ DE DEZEMBRO A 20 DE DEZEMBRO DE 2018
CURSO DE
EDUCAÇÃO CONTINUADA E COMPLEMENTAR
DISCIPLINA
1/12 DO CURSO DE FORMAÇÃO DE JORNALISTA SEM DIPLOMA
CURSO TÉCNICO
EM JORNALISMO
DISCIPLINA
SUPORTE/COMUNICAÇÃO
DISCIPLINA:
INTRODUÇÃO AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA.
CÓDIGO - IEPJ2018. 3.368.101CECU2019.
CARGA HORÁRIA: 120 HORAS. CARGA
CRÉDITOS: 08. SISTEMA – USA.
INICIO OFICIAL DA DISCIPLINA: 10.12.2018.
PRAZO FINAL PARA CONCLUSÃO DA
DISCIPLINA: 10.12.209.
SOLICITAÇÃO DE PROVAS: ZAP 55.21.
EDUCAÇÃO CONTINUADA (...)
EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR (...).
CENTRO DE ENSINO E CULTURA UNIVERSITÁRIO
CURSO TÉCNICO EM
JORNALISMO
EDUCAÇÃO CONTINUADA
EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR
CURSO À DISTÂNCIA
DISCIPLINA SEQÜENCIAL
001/2018
PLANO DE ENSINO
I
– IDENTIFICAÇÃO
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Curso:
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Técnico
em Jornalismo
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Disciplina:
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INTRODUÇÃO
AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA
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Turma
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DEZEMBRO
DE 2018 – DEZEMBRO DE 2019
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Ano Letivo:
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2018-2019
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Semestre
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SEGUNDO DE 2018 – PRIMEIRO E SEGUNDO DE
2019
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Turno:
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REDE
EAD
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Carga Horária:
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120
HORAS. CARGA CRÉDITOS: 08. SISTEMA – USA
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Nome do Professor:
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Jornalista
César Augusto Venâncio da Silva – Especialista.
Currículo:
Plataforma Lattes - A Plataforma
Lattes é uma plataforma virtual criada e mantida pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pela qual integra as bases de dados
de currículos, grupos de pesquisa e instituições, em um único sistema de
informações, das áreas de Ciência e Tecnologia, atuando no Brasil.
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II
– EMENTA PARA O PERÍODO DE 10/20 DE DEZEMBRO DE 2018
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SUBEMENTAS
PARA O PERÍODO – Tomando ciência.
TURMA 2015, 2016, 2017, 2018 REQUERIMENTOS
https://disiciplina2422185.blogspot.com/2018/11/turma-2015-2016-2017-2018-requerimentos.html
Conhecendo
o DECRETO-LEI Nº 972, DE 17 DE OUTUBRO DE 1969. Dispõe sôbre o exercício da
profissão de jornalista.
EIXO
TEÓRICO PRIMEIRA AULA MODULADA
PRIMEIRA
AULA MODULADA
PROTOCOLO
2.426.910. AULA.
EIXO
TEÓRICO PRIMEIRA AULA MODULADA
Jornalismo:
uma profissão que requer vocação.
Nesta
data você inicia um Curso Interdisciplinar para alcançar o certificado final,
após doze disciplinas. Então o que é que você sabe sobre Jornalismo? É
preciso ser muito bom para ser jornalista. CURSO TÉCNICO EM JORNALISMO (PRT
2.426.910 Aula)..
Questionamento:
Como está o mercado de trabalho para o curso de Jornalismo? “É necessário o diploma de Jornalismo para
exercer a função?” - Este é o questionamento apresentado Fernando Junior. STF
derruba exigência de diploma para jornalista. Conhecendo os termos do Acórdão
que excluiu do sistema jurídico a exigência do diploma universitário. (RE)
511961.
Supremo
Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO : RE 511961 SP - JORNALISMO.
EXIGÊNCIA DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR, REGISTRADO PELO MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO, PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA. LIBERDADES DE
PROFISSÃO, DE EXPRESSÃO E DE INFORMAÇÃO. CONSTITUIÇÃO DE 1988 (ART. 5º, IX E
XIII, E ART. 220, CAPUT E § 1º). NÃO RECEPÇÃO DO ART. 4º, INCISO V, DO
DECRETO-LEI Nº 972, DE 1969.
Ementa
– Decisão - Resumo Estruturado - Referências Legislativas – Observações - A
atual situação. EQUIVOCO: “PEC NÃO VAI A SANÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA”.
Justificativa. A influência do Poder Executivo na PEC. Conhecendo a PEC do
Jornalista.
Senado
aprova em primeiro e segundo turno PEC que exige diploma a jornalista
(Informação data em 30 de novembro de 2011). Liberdade de expressão.
Inconstitucional. Propostas de lei no Congresso valorizam o exercício da
profissão de jornalista.
Projeto
de Lei do Senado n° 114, de 2014 - Ementa: Explicação da Ementa. ANEXO I -
Proposta de Emenda à Constituição n° 33, de 2009 - (PEC DOS JORNALISTAS)
- Autoria: Senador Antonio Carlos
Valadares (PSB/SE) e outros. Nº na
Câmara dos Deputados: PEC 206/2012. Ementa: Explicação da Ementa: Mais
detalhes acompanhem no link:
PROPOSTA
DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº , DE 2009.
JUSTIFICAÇÃO.
EIXO TEÓRICO SEGUNDA AULA MODULADA
Aulas
com objetivo de fazer com que o aluno entenda o porquê da não exigência,
doravante, do diploma de jornalista. Julgamento no STF do Recurso
Extraordinário que acabou com a exigência do Diploma. Essas aulas farão partes
das avaliações dentro do contexto da disciplina.
EIXO
TEÓRICO SEGUNDA AULA MODULADA. DEZEMBRO DE 2018. VÍDEOS AULAS - Diploma de
jornalista: reveja primeira parte do julgamento (1/3...).
12
de jan de 2010 - Vídeo enviado por STF - Por oito votos a um, o Plenário do
Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no dia 17 de junho de 2009, ao... Diploma
de jornalista: assista ao voto do relator (2/3) - Youtube
12
de jan de 2010 - Vídeo enviado por STF - No dia 17 de junho de 2009, o
Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, que... Diploma
de jornalista: STF decide que exigência é inconstitucional (três...).
12
de jan de 2010 - Vídeo enviado por STF - Por oito votos a um, o Plenário do
Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no dia 17 de junho de 2009...
AULA 1/3
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AULA 2/3
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AULA 3/3
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III
– OBJETIVOS DA DISCIPLINA
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Introduzir
conhecimentos preliminares para que se compreenda o Jornalismo enquanto
atividade de coleta, investigação e análise de informações visando e elevando
a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos,
ideias e pessoas que são notícias e que afeta a sociedade em todos os níveis.
Introduzir o aluno dentro das teorias dos métodos de coleta de dados e à
organização de estilos literários. Conceituar ainda, a mídia jornalística,
incluindo aqui impressão, televisão, rádio, Internet e, os noticiários.
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IV
– METODOLOGIA DE ENSINO
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Aulas
expostas no site da disciplina; exercícios modulados; interação virtual com o
docente, discente e demais membros matriculados na disciplina. Curso 100%
virtual. Podendo a critério do professor e com previa combinação entre
instituição, docente e alunos, ter encontros presenciais regionais de até 50%
do conteúdo. Porém, a priori, o curso é virtual 100% pela internet, sistema
EAD. Neste Curso a Metodologia de Ensino reúne atividades e avaliações à
distância e presenciais, além da disponibilização de recursos adicionais de
interação como livros-textos de Bibliotecas virtuais e videoaulas exclusivas.
Através de ferramentas específicas a serem indicadas e solicitadas pelo
docente, próprio do CECU-INESPEC alunos e docentes interagem entre si e
constroem juntos os caminhos da capacitação profissional. Dentro da
plataforma ou do próprio site o discente recebe atividades e materiais de
apoio, além de acompanhar datas e informações do Calendário especifico da
disciplina. O aluno será convidado para participar de fóruns e realize
avaliações em salas virtuais criadas para cada disciplina do seu curso. Tire
dúvidas com o Docente através do Whatsapp – DDI 55 – OPERADORA XX – DDD – 85
– TELEFONE 9. 9777.1780. O docente pode construir GRUPOS VIRTUAIS no facebook
*(Facebook é uma mídia social e rede social virtual
lançada em 4 de fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada da
Facebook Inc. Em 4 de outubro de 2012, o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão
de usuários ativos, sendo por isso a maior rede social virtual em todo o
mundo. Em 27 de junho de 2016, o Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de
usuários ativos. O nome do serviço decorre o nome coloquial para o livro dado
aos alunos no início do ano letivo por algumas administrações universitárias
nos Estados Unidos para ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros. O
Facebook permite que qualquer usuário que declare ter pelo menos 13 anos
possa se tornar usuário registrado do site). Whatsapp **(É um aplicativo
multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para
smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens,
vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma
conexão com a internet. O software está disponível para Android, BlackBerry
OS, iOS, Symbian, Windows Phone e Nokia. A empresa com o mesmo nome foi
fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo e está
sediada na cidade estadunidense de Santa Clara, na Califórnia). Etc. E assim aproximar os alunos que
será jornalistas, ainda mais de colegas e professores. Mesmo com tanta praticidade tecnológica, o
contato pessoal ainda é fundamental por esta razão o docente pode organizar
com os alunos os encontros presenciais onde equipes de orientadores
acompanham e ajudam a aplicar provas e trabalhos presenciais. Porém, os
encontros presenciais são facultativos. A disciplina será concentrada em
quatro eixos de trabalho: 1º Eixo: Pesquisa e estudo. 2º Eixo: Discussão
teórica sobre jornalismo (aulas expositivas, leituras obrigatórias prévias e
debates que visam a apresentar os conteúdos da disciplina, mesclando a forma
tradicional com uma perspectiva dialógica de participação dos alunos). 3º
Eixo: Análise crítica dos diferentes meios de mídias (O aluno vai desenvolver
uma análise crítica de um meio de mídia a ser indicado pelo professor). 4º
Eixo: Produção de notícias no âmbito regional - ao longo da disciplina o
aluno deve produzir coberturas políticas – reportagens, entrevista sobre
assuntos de âmbito regional, incluindo elaboração de pautas, apuração,
redação e edição. Avaliação - 1. Prova escrita individual sobre os conteúdos,
podendo ter até 100 questões no máximo e dez no mínimo. 2. Prova de Análise
crítica da cobertura do tema proposto na prova. 3. Prova de Produção de texto
autoquestionável e respondido. 4. A nota mínima para a aprovação é no total
de 21 pontos, MÁXIMO TRINTA, sendo: PRIMEIRA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL; SEGUNDA
AVALIAÇÃO INDIVIDUAL; PROVA FINAL.
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V
– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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VI
- AVALIAÇÃO
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VII
– BIBLIOGRAFIA BÁSICA
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VI.I –
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Assinatura
do (a)
Professor(a)
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|
Coordenador (a) do Curso
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